quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Encurtadores de Links Você usa?

Links curtos são essenciais para economizar espaço em posts nas redes sociais e divulgação em materiais impressos, mas sua função vai muito além. Oferecido por inúmeros serviços na web, o recurso de encurtamento permite rastrear os acessos e histórico de um link qualquer, sem que seja necessário administrar o site. Confira como usar o encurtador de links do Google, que é grátis, e veja os benefícios.








Vale lembrar que links curtos são versões de URLs grandes codificadas para um padrão próprio do serviço, como Tiny.cc ou Goo.gl, ads..tt/... funcionando como atalhos. Portanto, ao serem clicados, os links curtos redirecionam o usuário para a página original, que geralmente tem um endereço bem comprido.


Como encurtar links Goo.gl


Passo 1. Acesse "goo.gl" e cole no campo de texto um link que deseja encurtar;

Passo 2. Clique em "Shorten URL" para executar o procedimento – infelizmente, a página não tem versão em português;




Passo 3. Copie o link encurtado e publique em qualquer lugar na web: redes sociais como Twitter,Facebook, sites, blogs, dentre outros.


Passo 4. (Opcional) Para esconder um item da lista, marque a caixa de seleção à esquerda e clique em ‘Hide’. O link, no entanto, ainda poderá ser acessado a qualquer momento por quem o tiver, logado ou não com uma conta do Google.

Qualquer pessoa pode usar o serviço acessando a página goo.gl, mesmo sem ter uma conta com e-mail e senha. No entanto, usuários logados podem usufruir de alguns benefícios que vão além da conversão de links longos.


Histórico de links


Se os links encurtados forem criados por alguém logado no Google, o site Goo.gl exibe todas as URLs de forma cronológica, permitindo a consulta dos itens por tempo indefinido. Caso tenha muitos links, é possível filtrar a busca por espaço de tempo que variam entre duas horas e um mês.


Número de acessos


Para acessar os dados gerais de cada link, basta clicar em "Details" ao lado do item desejado. Assim, o usuário pode ver em um gráfico temporal quantas vezes a URL encurtada por ele foi clicada. Além disso, é possível transferir a informação rapidamente para qualquer pessoa usando um smartphone, por meio do código QR em destaque no canto superior direito.



Local, navegador e outros dados


A mesma página de detalhes permite ao usuário verificar informações um pouco mais detalhadas sobre seus links encurtados, como os navegadores usados (Browsers), se o clique foi direto ou indireto (Referrers), assim como país (Countries) e sistemas operacionais de quem acessou (Platforms).



Com essas dicas, é possível tirar proveito maior de links que precisam ser monitorados na Internet. Além de economizar espaço em um tuíte, por exemplo, links encurtados oferecem informações valiosas para quem deseja analisar o tráfego de qualquer site, desde que seja acessado pelo link personalizado.

Saiba mais...


1 comentários:

  1. Olá :) Gostei da postagem! :D Muito interessante. :)
    Estou seguindo o seu blog! ;)
    Sinta-se a vontade para visitar o meu blog quando puder e quiser. *-*
    http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Abrir Rodape