quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

 ATERRAMENTO ELÉTRICO? PARA QUE SERVE ?



As cargas elétricas podem ser negativas ou positivas e sempre procuram um caminho para encontrar cargas contrárias. A circulação dessas cargas elétricas, através de uma conexão à terra, evita que a corrente elétrica circule pelas pessoas, evitando que elas sofram choques elétricos. A existência de um adequado sistema de aterramento também pode minimizar os danos em equipamentos, em casos de curto-circuitos.

Todo circuito elétrico bem projetado e executado deve ter um sistema de aterramento. Um sistema de aterramento adequadamente projetado e instalado minimiza os efeitos destrutivos de descargas elétricas (e eletrostáticas) em equipamentos elétricos, além de proteger os usuários de choques elétricos

Para isto, as tomadas são dotadas de três pinos, dois dos quais são fase ou fase e neutro, e o terceiro, isolado dos primeiros, é o terra. O aspecto físico varia conforme o padrão. Nos Estados Unidos, o padrão é dois pinos chatos e paralelos (fase e neutro) e um pino redondo (terra). Em Portugal, usa-se o padrão europeu em que todos os pinos são redondos. No Brasil, existe um novo padrão em fase de implantação, com todos os pinos redondos, embora diferente do padrão europeu. O padrão americano ainda é amplamente usado no Brasil, embora as normas prevejam a sua substituição nos próximos anos.

Um erro muito comum é a conexão do fio terra ao neutro que tem função diferente. Este procedimento, em vez de proteger, pode agravar os riscos.




3 comentários:

  1. Olá! Gostei do seu blog e estou seguindo.
    http://gospelcards.blogspot.com.br/

    Boa noite!

    ResponderExcluir
  2. Sou totalmente leiga nesses assuntos aqui am casa quem mexe com essas coisa é meu pai mas todos deveriamos ter noção de assuntos elétricos,não vou ter meu pai sem´pre por perto,valeu a dica

    http://fashionvinteum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito bom este site, não deixe de visitar.

    ResponderExcluir

 
Abrir Rodape