sexta-feira, 31 de janeiro de 2014


Falsos antivírus




Não é novidade para ninguém que o meio mais utilizado como proteção contra vírus e outros malwares são os antivírus. Cientes disso, "delinquentes virtuais" passaram a explorar essa característica a seu favor: criaram falsos antivírus.

A propagação desse tipo de software é feita de várias maneiras. Nas mais comuns, sites de conteúdo duvidoso exibem propagandas que se passam por alertas de segurança. Se o usuário clicar na mensagem, será convidado a baixar um programa ou acessar uma página que supostamente faz varreduras em seu computador.

A suposta ferramenta, que inclusive costuma ter interface que lembra os antivírus mais conhecidos do mercado, simula uma varredura que aponta a existência de um ou mais malwares no computador e se oferece para limpar o sistema mediante pagamento. Mas tudo não passa de simulação.

A dica mais recomendada, neste caso, é a de utilizar sempre antivírus de empresas de segurança reconhecidas. Você encontra uma lista desses programas no tópico a seguir.



Antivírus





O mercado conta com antivírus pagos e gratuitos (estes, geralmente com menos recursos). Alguns programas, na verdade, consistem em pacotes de segurança, já que incluem firewall e outras ferramentas que complementam a proteção oferecida pelo antivírus. Eis uma lista com as soluções mais conhecidas:

AVG: mais conhecida por suas versões gratuitas, mas também possui edições paga com mais recursos -www.avg.com;

Avast: conta com versões pagas e gratuitas - www.avast.com;

Microsoft Security Essentials: gratuito para usuários domésticos de licenças legítimas do Windows -www.microsoft.com/security_essentials;

Norton: popular antivírus da Symantec. Possui versões de testes, mas não gratuitas - www.norton.com;

Panda: possui versões de testes, mas não gratuitas - www.pandasecurity.com;

Kaspersky: possui versões de testes, mas não gratuitas - www.kaspersky.com;

Avira AntiVir: mais conhecida por suas versões gratuitas, mas também possui edições pagas com mais recursos -www.avira.com;

NOD32: possui versões de testes, mas não gratuitas - www.eset.com;

McAfee: uma das soluções mais tradicionais do mercado. Possui versões de testes, mas não gratuitas -www.mcafee.com;

F-Secure: pouco conhecida no Brasil, mas bastante utilizada em outros países. Possui versões de testes, mas não gratuitas - www.f-secure.com;

BitDefender: conta com versões pagas e gratuitas - www.bitdefender.com.



Pessoal, Qualquer Duvida, Crítica ou Sugestão,
deixa nos comentarios!
* Veja tambem: Como Remover Virus de Pendrive



0 comentários:

Postar um comentário

 
Abrir Rodape